1. Desventuras em série
A série de Lemony Snicket é simplesmente fantástica em todas as maneiras. A narrativa é completamente original e faz você se apaixonar facilmente pelos personagens. Carregada de mistério, e é claro, desventuras, não consegui escolher um livro favorito dos treze. A série foi a melhor escolha do ano.
2. Extraordinário
O livro de R.J Palacio é cativante e envolvente. A história de Auggie, uma criança com deficiência facial, é um exemplo de superação não só para doentes, como para todos, independente da idade ou condição física. Narrado por diferentes pontos de vista, o livro não deixa a desejar em nenhum momento. Merece ser aplaudida de pé!
3. Feios
A distopia já foi publicada faz um tempinho, mas só dei uma chance esse ano. E que chance! Scott Westerfeld criou um mundo distópico ao mesmo tempo que critica os padrões da sociedade atual, nos apresentando uma personagem forte e frágil ao mesmo tempo. Uma pena as sequências não terem me agradado tanto.
4. A Lista Negra
Foi a primeira leitura de 2013 e posso dizer que comecei com o pé direito. O que me parecia ser uma história de bullying comum acabou se tornando minha 4ª leitura favorita do ano. A autora consegue tratar de um assunto delicado, explorando a natureza humana de todos os modos e mostrando o lado bom e ruim de cada um. Brilhante!
5. Insurgente
A continuação da distopia Divergente superou a anterior. A autora consegue evoluir a narrativa, nos transportando para um mundo longe do prédio da Audácia e das brigas entre iniciandos. Tris, juntamente com seus amigos e inimigos, se encontram em uma guerra à favor da liberdade de escolher quem você deseja ser.
6. Príncipe Mecânico
É o segundo livro da série prequel à Instrumentos Mortais, e também evoluiu bastante desde o primeiro livro, com destaque para a protagonista, Tessa. Me deixou super ansiosa para o último volume!
7. Anjos e Demônios
Foi meu primeiro livro de Dan Brown e não estava esperando nada demais dele, e é claro, me surpreendi.Uma história interessante e inteligente, com personagens únicos e misteriosos. Impossível parar de ler nas últimas páginas.
8. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Comecei a ler Nárnia esse ano e o segundo conto, que introduz os irmãos Pevensie, foi meu favorito. Super simples, leve e divertido, mas também complexo e cativante.
9. Cidades de Papel
Meu terceiro livro do John Green quase consegue ser meu favorito (ainda não me decidi entre A Culpa é das Estrelas e Quem é você, Alasca?). Mesmo parecendo um clichê no começo, consegue tomar um rumo completamente inesperado. You go, John Green!
10. Os Miseráveis
A grande meta para 2013 foi cumprida! Eu li o tijolo!! E eu adorei!!! Os personagens são o melhor da trama: cada um com seus conflitos pessoas, que acabam se ligando um com os outros com o passar da história. Leiam, assistam os filmes e os musicais, vale MUITO a pena.
Aproveito a oportunidade para desejar a todos um feliz 2014 e muitas leituras para nós!
Por: Mariane
Feliz 2014 para você também, Mariane.
ResponderExcluirE como ainda estamos nesse clima de ano novo, coisas novas... que tal criarmos um texto contando o que esperamos de 2014? Os detalhes estão aqui ó: http://umlivroummundo.blogspot.com.br/2014/01/vamos-criar-um-texto.html
Não deixe de participar!